CAPACITAÇÃO SOBRE O PROCESSO DO QUADRO DE DESPESAS A MÉDIO PRAZO (QDMP) PARA OS PONTOS FOCAL DA CEDEAO
- RAO SUPPORT UNIT
- Jul 28
- 2 min read
A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está a organizar a segunda fase da sua formação em capacitação sobre o processo do quadro de despesas a médio prazo (QDMP), que se realizará em Lagos, de 21 a 25 de julho de 2025. Esta formação é coorganizada pela Direção de Recursos Humanos, em consulta com a Direção de Orçamento e Tesouro (DBT) e a Direção de Planeamento Estratégico, Monitorização e Avaliação (SPME).
Esta formação permitirá aos pontos focais adquirir as ferramentas e competências necessárias para participar ativamente no processo de estrutura de despesas a médio prazo (QDMP), bem como nas reuniões de arbitragem de gestão que se seguirão.
No seu discurso de abertura, o Sr. Molokwu Azikiwe, diretor de orçamento e tesouro da CEDEAO, destacou a importância deste quadro para facilitar o diálogo e encontrar soluções destinadas a melhorar o processo CADM, com o objetivo final de utilizar os recursos públicos para melhorar significativamente a vida dos cidadãos. Acrescentou ainda que este workshop oferece uma oportunidade valiosa de aprendizagem colaborativa, resolução de problemas e troca de experiências. Convido todos os participantes a envolverem-se ativamente, a partilharem os seus sucessos e desafios e a trabalharem em conjunto para encontrar soluções que possam reforçar o processo CADM nas suas respetivas instituições e jurisdições.
Em nome da Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Sra. Damtien L. Tchintchibidja, o Diretor de Planeamento Estratégico, Monitorização e Avaliação (SPME) da Comissão da CEDEAO, Sr. Musa Gbogboto, salientou que o QDMP é uma ferramenta que cada Direção deve compreender. "Este workshop ajudará a alinhar as suas atividades com os programas e projetos existentes na comunidade... e a compreender como a Visão 2050 está ligada ao Quadro Estratégico Comunitário, e como este Quadro Estratégico Comunitário está ligado aos nossos programas e projetos", acrescentou.
Esta atividade, organizada em parceria com a GIZ, marca o encerramento da fase 2, que termina na sexta-feira, 25 de julho, e prepara a fase 3, prevista para a próxima semana, na qual outro grupo de agentes receberá formação sobre o mesmo tema.